terça-feira, 11 de setembro de 2007

O SIGNIFICADO DE REINO DE DEUS (02)

Ap Paulo Ventura

O QUE É UM REINO?

O dicionário Webster dá uma arcaica terminologia, que é mais interessante para nós:
“É a qualidade, estado ou atributo de um Rei; Autoridade real, domínio, monarquia, reinado.”
O primeiro significado de Reino, a palavra no hebraico malkuth no Antigo Testamento. E no grego basileia em o Novo Testamento traz a idéia de autoridade e soberania exercitada por um Rei. A basileia denota uma região onde um soberano exercita sua autoridade; que engloba as pessoas que vivem naquela região e sobre aqueles nos quais a autoridade é exercida.
Resumindo, o Reino é a autoridade para reinar, é a soberania de um Rei.
Este primário significado da palavra “Reino” pode ser notado no AT para descrever o governo de um Rei. Como governo humano:

Reinado de Artaxerxes:

“São estes os cabeças de famílias, com as suas genealogias, os que subiram comigo da Babilônia, no reinado do rei Artaxerxes:” (Esdras 8:1)

Reinado de Jeroboão:

“Tendo Roboão confirmado o reino e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e, com ele, todo o Israel.” (2 Crônicas 12:1)

Reinado de Zedequias:

“Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, o profeta, contra Elão, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, dizendo:” (Jeremias 49:34)

Reinado de Judá:

“Assim, fortaleceram o reino de Judá e corroboraram com Roboão, filho de Salomão, por três anos; porque três anos andaram no caminho de Davi e Salomão.” (2 Crônicas 11:17)

Reinado da Pérsia:

“Os que escaparam da espada, a esses levou ele para a Babilônia, onde se tornaram seus servos e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia;” (2 Crônicas 36:20)


O SIGNIFICADO DE REINO DE DEUS

Quando a palavra se refere a Reino de Deus, sempre se refere ao Seu domínio, seu reinado, sua soberania, e não sobre uma região onde o reinado é exercitado.

“Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo.” (Salmos 103:19)

O Reino de Deus, Seu malkuth, é seu reino universal, sua soberania sobre toda a terra.

“Falarão da glória do teu reino e confessarão o teu poder,” (Salmos 145:11)

No paralelismo do poema hebraico, as duas linhas expressam a mesma verdade. O Reino de Deus e o seu Poder.

“O teu reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações. O SENHOR é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras.” (Salmos 145:13)

O domínio, ou lugar, do reino de Deus é o céu e a terra, mas este verso não dá referencia para a permanência deste domínio. É o reinado de Deus que é eterno.

“Tu, ó rei, rei de reis, a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória;” (Daniel 2:37)

Notem os sinônimos para Reino: Poder, Força, Glória – Tudo denota expressões de autoridade. Estes termos identificam o Reino como “governo” pela qual Deus entregou ao rei.
Uma referencia no Evangelho mostra este significado claramente. Nós lemos em Lucas 19: 11-12:

“Ouvindo eles estas coisas, Jesus propôs uma parábola, visto estar perto de Jerusalém e lhes parecer que o reino de Deus havia de manifestar-se imediatamente. Então, disse: Certo homem nobre partiu para uma terra distante, com o fim de tomar posse de um reino (basileia) e voltar.” (Lucas 19:11-12)

O HOMEM FOI TOMAR UM REINO

O homem nobre não foi possuir uma região, ou lugar onde deveria governar. O local onde ele queria governar estava diante dele. O território onde ele deveria governar era o lugar de onde partiu. O problema era que ele não era rei. Ele precisava de autoridade, do direito de governar. Ele partiu para conseguir um “reino”, (um basileia) realeza, autoridade.
O Reino de Deus é a Sua soberania, Seu governo, Sua autoridade. Quando isto é entendido, podemos ir através do N.T. onde encontramos dezenas de passagens que esta verdade é evidente, onde o Reino não é lugar ou uma pessoa, mas o governo de Deus. Jesus disse que nós deveríamos receber o Reino de Deus como crianças (Marcos 10: 15).

“Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.” (Marcos 10:15)

O que haveria de ser recebido? A igreja? O céu? O que é recebido é o governo de Deus. Para entrar no futuro governo do Reino, a pessoa tem que se submeter em perfeita confiança ao governo de Deus aqui e agora. Quando oramos; “venha nós o teu reino (Mt. 6:10), estamos orando para o céu descer até a terra? Em certo ponto sim, mas o céu é um objeto de desejo somente pelo reinado de Deus. Fora do reinado de Deus o céu não significa nada. Por isto o que oramos é: “Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.” A oração é uma petição para Deus reinar, para manifestar seu reinado soberano e poderoso, para destruir todo inimigo da justiça e de todo o que se levanta contra o governo de Deus e somente Ele seja Rei sobre todo o mundo.

Um comentário:

Ismael Souza disse...

Gostaria de agradecer pelo texto pois foi de grande valia para que pudesse concluir minha mensagens que tenho por tema a existecia dos reinos. muito obrigado.