terça-feira, 11 de setembro de 2007

O MISTÉRIO DO REINO (03)

Ap Paulo Ventura

No capítulo 4 de Marcos e 13 de Mateus contém um grupo de parábolas sobre o Mistério do Reino. Temos que estabelecer o significado da palavra mistério. A palavra mistério no conceito bíblico não é algo misterioso ou profundamente escuro e difícil.
Em termos modernos pode ter esta conotação, mas não podemos interpretar a Bíblia em termos modernos. Nas Escrituras “mistério” é um conceito técnico cujo significado pode ser visto em Romanos 16: 25-26

“Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações,” (Romanos 16:25-26)

Aqui está a idéia bíblica de mistério: Alguma coisa que foi conservada em segredo através dos tempos eternos, mas que agora foi declarado ou descoberto. É um propósito divino que Deus criou desde a eternidade, mas manteve escondido do homem. Deus revela este mistério através das Escrituras dos profetas e faz conhecido a todos os homens.
As parábolas mostram o mistério do Reino. Uma nova verdade sobre o Reino de Deus que não fora revelado no Antigo Testamento, mas que se tornou conhecido no ministério terreno do Senhor Jesus. Mas que mistério seria este?

A PERSPECTIVA DE REINO NO VELHO TESTAMENTO

Para responder esta pergunta, temos que estudar uma profecia sobre o Reino no Antigo Testamento. Vejamos a visão do Rei Nabucodonozor:

“Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta, que era imensa e de extraordinário esplendor, estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível. A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços, de prata, o ventre e os quadris, de bronze; as pernas, de ferro, os pés, em parte, de ferro, em parte, de barro. Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra.” (Daniel 2:31-35)

O Rei Nabucodonozor recebeu uma visão de uma grande imagem. Depois ele viu uma pedra cortada sem o auxilio humano, que destruiu a imagem transformando-a em pó que foi levado pelo vento. Depois a pedra se transformou numa grande montanha que encheu toda a terra. A interpretação é dada nos versos 44 e 45.
A interpretação da pedra era a seguinte:
“Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente. Certo é o sonho, e fiel, a sua interpretação.” (Daniel 2:44-45)

A imagem representa as sucessivas nações que dominaram no curso da história.
Aqui está a perspectiva no Antigo Testamento sobre o futuro profético. Os profetas olhavam para o glorioso dia em que o Reino de Deus seria estabelecido na terra. Nós relatamos que o significado básico do Reino de Deus é o seu governo.
No dia em que Deus estabelecer seu reino serão destituídos todos os outros governos, todos os outros reinos e autoridades. Irá quebrar a soberania e o orgulho humano manifestado no governo das nações que tem dominado a história terrena. O Reinado de Deus, o Reino de Deus, o governo de Deus irá varrer todo governo contrário. Deus sozinho será Rei nestes dias.

Nenhum comentário: