terça-feira, 11 de setembro de 2007

A VISÃO DO REINO (04)

Ap Paulo Ventura
No Antigo Testamento. o estabelecimento do Reino de Deus era visto como um grandioso evento singular que encheria a terra da justiça de Deus.
A NOVA REVELAÇÃO DO REINO
No Evangelho de Mateus, João Batista anunciava a vinda do Reino de Deus: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mateus 3:2) que ele entendia como o Reino anunciado no Antigo Testamento.
O Messias traria dois batismos: alguns seriam batizados com o Espírito Santo e experimentariam a salvação Messiânica do Reino de Deus, enquanto outros seriam batizados com fogo no juízo final:

“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Mateus 3:11)

O que dá base para esta afirmação é o contexto do verso 12, onde diz que o Messias guardará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. A frase “fogo inextinguível” mostra que isto não se refere a uma ordinária experiência humana, mas do julgamento final dos perdidos.

Da prisão, João, enviou mensageiros para Jesus para lhe perguntar se Ele era o Messias, ou se eles deveriam esperar outro. A dúvida de João é comumente interpretada como falta de fé em sua própria missão e na chamada divina por causa da prisão. Mas em Mt 11:7-14. Jesus elogia João suprimindo esta possibilidade:

Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir.” (Mateus 11:7-14)

A dificuldade de João foi gerada pelo fato de Jesus não estar agindo como o Messias anunciado por ele. Onde estava o batismo com o Espírito? Onde estava o julgamento dos ímpios?
A resposta de Jesus foi enfática acerca de ser Ele o Messias, já que os sinais e maravilhas da era Messiânica profética estavam sendo manifestos. E Jesus acrescentou
:
“E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço.” (Mateus 11:6)
O questionamento de João estava diretamente ligado ao fato da profecia de Daniel não estar sendo cumprida.

“És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?” (Mateus 11:3)
Herodes Antipas reinava na Galiléia, legiões romanas marchavam e andavam em Jerusalém. O governo estava sobre as mãos do pagão romano Pilatos. Idolatria, politeísmo, imoralidade romana governavam o mundo com mão de ferro. Aqui estava o problema de João e de todo judeu devoto, incluindo os discípulos de Jesus para entenderem a pessoa e o ministério do Senhor. Como poderia ser ele o implantador do Reino enquanto o pecado e as instituições imorais continuavam impunes?
Jesus lhes respondeu, “Bem- aventurado é aquele que não achar motivo de tropeço em mim.”
O que Jesus queria dizer era isto: “sim, o Reino de Deus está aqui. Mas tem um mistério- uma nova revelação sobre o Reino. O Reino de Deus está aqui, mas ao invés de destruir a soberania humana, ele atacou a soberania de satanás. O Reino está aqui, mas ao invés de fazer mudanças externas, ou coisas de ordem política, ele faz mudanças no espiritual para mudar a vida de homens e mulheres.

O MISTÉRIO DO REINO COMEÇA A SER REVELADO

O mistério do Reino é agora revelado pela primeira vez em toda a historia da redenção da humanidade. O Reino de Deus estará agindo na vida humana em dois diferentes estágios.
O Reino ainda virá conforme profetizado por Daniel quando toda soberania humana será passada para a soberania de Deus.
Mas o mistério e a nova revelação, é que este mesmo Reino esta agora trabalhando no meio dos homens de uma maneira inusitada.
Não está destruindo os governos humanos, não está abolindo o pecado da terra, não está trazendo o batismo de fogo anunciado por João.
Ele veio silencioso, e está trabalhando na vida de alguns sem ser notado pelas multidões.
O Reino agora oferece o governo de Deus, um dom que pode ser aceito ou recusado. O Reino está aqui por persuasão não por força. Este é o mistério do Reino antes do dia da colheita, antes do final dos tempos, Deus entrou na história na pessoa de Jesus Cristo para trabalhar no meio dos homens, para trazer para eles vida e bênçãos do seu Reino.
Ele veio humilde, na pessoa de um Galileu carpinteiro e entrou através das cidades da palestina pregando o evangelho do Reino, libertando os homens de seus fardos e das garras do diabo. Seus discípulos andaram pelas vilas com a mesma mensagem. E ainda continua da mesma maneira nos nossos dias. Os discípulos atuais levam o evangelho do Reino por toda a terra. Ele vem quieto, humilde, sem fogo do céu, sem chamas de glória, sem o tremor das montanhas ou sem a queda dos céus. Ele vem como sementes plantadas sobre a terra. Ele pode ser rejeitado pela dureza dos corações, ele pode ser sufocado, e a vida do reino às vezes pode parecer secar para alguns e morrer. Ainda que pareça para alguns algo sem valor, é o Reino de Deus. Ele traz o milagre divino da vida entre os homens. Ele introduz o homem nas bênçãos do governo divino. E este mesmo Reino, esta mesma força sobrenatural de Deus, ainda se manifestará no final dos tempos, desta vez não silenciosamente na vida daqueles que a receberam, mas em poder e grande glória, purgando todos os pecados e maldade da terra.
Assim é o evangelho do Reino.

Nenhum comentário: