quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O INDIVÍDUO É UM BLEFE!


César Cielo é um pioneiro. No ano passado ele conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil na história da natação. Ele rompeu um paradigma, ele iniciou uma tradição. Nada acontece por acaso. Existe uma estrutura por trás onde tem muita gente envolvida. Nos últimos jogos olímpicos de Pequim o Brasil enviou quase 500 atletas e voltou poucas medalhas. A relação custo beneficio entre o valor investido e o retorno dado é bem baixa. Mas todos sempre esperam uma mudança e acabou ocorrendo. Em Pequim, nos 100m, ele achou que não ia se classificar para final, e de fato se classificou por um detalhe terminando a semifinal em oitavo com o ultimo tempo e largou na oitava posição. E por superação, ele terminou empatado e ficou com o bronze. Ao ser entrevistado na zona mista, ele chorou muito e disse: vou ganhar o ouro!
Ele não foi arrogante ele foi confiante! Ele acreditava no potencial, no treinamento e no trabalho. Embora a natação seja um esporte individual e apesar de só dependeremos de nossas forças, existe um grande segredo: a mentalidade vencedora não depende só do individuo. É algo impregnado na sociedade, faz parte de uma geração de vencedores, pois o individuo como instituição nunca existiu. O indivíduo é um produto, um valor social, e reflete o conjunto desses valores do meio. Nós não somos 100% autónomos, somos moldados pelo meio, o todo determina a parte.
Vencer é um atributo de uma sociedade, é algo tão normal como respirar é um valor que habita no teu ser. Durkheim, falava sobre uma consciência coletiva. Freud usou isso alguns anos depois, falava desse conceito.
O volei para chegar onde chegou precisou de Bernard, William, Moreno, ou seja a geração de prata construiu os pilares do habito de vencer. O futebol do Brasil , quando entra em campo , carrega 5 estrelas em cima do escudo , e é respeitado no mundo inteiro, mas o inicio foi uma tragédia. O Maracanã foi o palco da derrota da Copa de 50 e precisou vencer em 58 para aprender a vencer. Hoje se eu colocar o time do América do Rio com a camisa amarela, o adversário do outro lado vai tremer e o por outro lado o América vai jogar como nunca jogou antes.
É difícil ser atleta no Brasil, é difícil ser professor, é difícil ser policial, é difícil ser médico, tudo é uma questão de uma consciência vencedora. A vida não é um bingo onde o acaso domina. Deus nunca mandou Miguel cantar as pedras lá de cima, e nós aqui embaixo distribuindo os feijões na cartela, esperando o BINGO! O que ele faz é provocar o nascimento de uma mentalidade vencedora que impregna nosso pensamento. A ignição vem de Deus.
Por isso uma família desunida tem dificuldade para vencer, pois a mentalidade vencedora precisa habitar no meio de todos, achar que é natural vencer, e não uma excepcionalidade.
Deus sempre falou com Jacob como individuo chamando por Yaacov, mas quando queria falar com o povo (entidade jurídica) o chamava como Israel. Não existe Jacob, existe Israel, uma responsabilidade coletiva, e não pensem que Jacob não tinha seus dramas e temores.
Jacob era humano, humano até demais. Ele brigou com seu irmão no útero; praticamente foi expulso de casa sem um centavo no bolso, casou com uma mulher que ele não amava, tinha um sogro que queria matá-lo , sua única filha foi estuprada; sua amada esposa morreu no parto, fora a briga entre seus filhos.
Mas ele não é Jacob, ele é Israel , ele lutou com De-us e prevaleceu, ele iniciou uma seqüência de lutas e vitórias, ele ganhou a medalha de ouro da vida.
Alguém tem que vencer para nós acreditemos na vitória. O individuo é um blefe!


© 2009, Blog Cabala da Autossuficiência. Usado com permissão. Originalmente publicado em cabaladaautossuficiencia.com.br

Nenhum comentário: