sábado, 10 de novembro de 2007

OS DOIS ALTARES DO OBREIRO APROVADO

Pra Alice Ventura

II TIMÓTEO 2:15

Paulo fala de situações que não podem ser negligenciadas:

1º Procura apresentar-te a Deus;
2º Aprovado;
3º Que não tem do que se envergonhar;
4º Que maneja bem a palavra da verdade.

PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS

A questão não é só fazer, mas focalizar o desempenho do nosso ministério em agradar a Deus antes de agradar a homens. Na verdade todo esforço no sentido de impressionar a homens nos desqualifica perante Deus.
Quando valorizamos mais a opinião humana do que a Divina, exibimos uma motivação espiritualmente corrompida que compromete nosso serviço.

Deus está constantemente a procura de 3 tipos de pessoas:

Intercessores – Ez. 22:30;
Adoradores – João 4:23;
Obreiros – Mt. 9:37,38.

A escassez de obreiros determina o fracasso da Igreja na grande colheita.
Quando a Igreja deixa de colher, o mundo colhe.

Esse texto de Mateus 9 apresenta o clamor que enchia o coração de Jesus.

Mt. 22:14: “Muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Essa afirmativa de Jesus revela um efeito funil, é como um processo de seleção.

Muitos são chamados, todos são provados, mas poucos são aprovados.
Não é de qualquer maneira que correspondemos ao chamado de Deus, Paulo o obreiro incansável do reino de Deus nos faz um apelo em II Tm. 2:15.

A LEI DOS DOIS ALTARES

Em várias ocasiões na Bíblia, vemos a necessidade de se levantar 2 tipos de altares, 1 escondido ou íntimo e outro público ou testemunhal.

O 1º altar fala do testemunho que Deus dá acerca de nós e o 2º altar fala do testemunho que damos acerca de Deus.

O altar íntimo sempre precede ao do testemunho, a aprovação dos homens não vale muita coisa se não tivermos a aprovação de Deus. Antes de nos apresentarmos aos homens, precisamos nos apresentar a Deus.

Aqui entendemos porque tantas pessoas que se levantam com uma aparência que impressiona, subitamente desaparecem. Sem uma vida íntima com Deus, corremos o risco de mais cedo ou mais tarde sermos vítimas da vida pública e da imagem que tentamos sustentar perante as pessoas.

Esta foi a terrível transgressão que desqualificou Saul, mesmo depois de ter desobedecido á Deus, ele ainda continuava mais preocupado com a sua imagem pública. (I Sm. 15:30).

O ALTAR ESCONDIDO E O ALTAR PÚBLICO.

Mateus 6:6 (ler)

Dentro do quarto somos nós mesmos. No altar secreto, no quarto, oferecemos uma parte do nosso dia, do nosso tempo e da nossa vida. Esse altar não se constrói na Igreja ou através da comunhão com os irmãos, mas no quarto a sós com Deus.

Uma vida ministerial pública bem sucedida, nada mais é do que o efeito espiritual do relacionamento pessoal e da vida secreta com Deus.

Antes de vencer Golias, Davi, no anonimato, venceu as garras de um leão e de um urso.

Não havia ninguém ao redor para Davi querer impressionar ou que pudesse corromper a sua motivação.

Antes de tomar a espada de Golias, Davi recebeu uma harpa de Deus.

Recebemos a harpa de Deus no altar escondido e a espada do gigante no altar do testemunho, é quando Deus nos recompensa publicamente.

O Senhor nos recompensa publicamente quando temos uma vida secreta com Ele. O Jordão é o limite da mudança. E quando você sai do deserto e passa a conquistar e desfrutar de um território aonde as promessas de Deus vão se cumprir.

No deserto ou você sai aprovado ou você não sai, simplesmente morre!

O altar do Jordão é um dos principais marcos de Deus na vida de uma pessoa.

Josué 4:9 – Este altar é só para aqueles que pisaram o leito seco do Jordão.

Depois que as águas voltaram a percorrer o leito do rio, ninguém mais podia ver aquele altar, senão Deus.

Josué 4:3 – O altar público, por sua vez, é o testemunho que damos do que Deus fez, como Ele realizou o milagre da mudança em nossas vidas.

Toda travessia na vida, toda mudança de mentalidade é marcada por esses 2 altares. Tudo começa com o testemunho que Deus dá acerca de nós e se completa com o testemunho que damos acerca dele.

Este é o 1º princípio de nos apresentarmos diante de Deus.

3 comentários:

Anônimo disse...

Misericordia, se realmente foi umA pastora que escreveu esse texto ela mesmo NEGLIGENCIA a PALAVRA DE DEUS. Pois, na própria carta de Timoteo Paulo nos mostra que mulher não pode ser pastora.

PAULO VENTURA disse...

Desculpe irmão Anônimo, mas acho que o prezado está equivocado. Há registros de inúmeras pastoras na Bíblia. Além do mais, Paulo nunca escreveu alguma coisa a esse respeito.
De qualquer forma sua opinião será respeitada neste Blog.

Força jovem Cocaia disse...

Que droga!
Sempre tem gente que só sabe falar mal. mas essa postagem me ajudou, e me dispertou para ser ainda mais zeloso com a minha Fé!
Seja abençoado quem quer que tenha escrito essas palavras.
Em o Nome de Jesus.