domingo, 16 de março de 2008

OCIOSIDADE GERA MAUS COSTUMES

Por Adauto Rezende


A Igreja não pode se desviar de sua principal tarefa na Terra.

Uma das maiores afirmações proferidas pelo Senhor para a Igreja foi que “... as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (Igreja).” Esta mesma Igreja não só recebeu a palavra profética do Senhor, de que ela seria vitoriosa, como também recebeu outra palavra do Senhor dizendo que ela não seria OCIOSA; “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito...” – “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura...” – “e em meu nome se pregará o arrependimento e a remissão de pecados, em todas as nações, começando em Jerusalém.” – “... sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da Terra.” (Mt. 28: 19 – Mc. 16: 15 Lc. 24: 47 - At. 1: 8)

Não existe nada pior do que a ociosidade. Jesus disse aos fariseus, “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (Jo. 5:17)

Infelizmente, em muitas partes do mundo, muitas igrejas têm entrado num estado de ociosidade. Como eu já disse, ociosidade gera maus costumes. Além de não estarem cumprindo a ordem expressa do Senhor sobre a evangelização mundial, tais igrejas estão proliferando seus maus costumes entre os crentes de várias nações. Líderes renomados no meio evangélico têm trazido uma nova doutrina para dentro de suas igrejas, ministérios, e de seus livros de caráter escatológico que, creio eu, ser nada mais do que sinal desta ociosidade. Infelizmente, por causa da ‘fama’ dos seus escritores, tais livros tem chegado às mãos de milhares de crentes pelo mundo. Segundo estes pastores, a Igreja precisa ajudar Israel, a fim de que as profecias de Ezequiel 36:24 venham a cumprir-se. “E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra.” Entre alguns versos bíblicos citados por tais líderes, está em proeminência Romanos 15:27 além, é claro, da promessa de Deus a Abraão: “Farei de ti uma grande nação,... abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem.” (Gen. 12:2-4). Dentro desta linha escatológica, um dos pastores com ministério no Texas, usa o Slogan “Êxodos II”, arrecadando milhares de dólares e enviando para Israel, com o propósito de retirar judeus da Rússia e Etiópia e enviá-los à nação judaica. Jesus negou-se a intrometer nas questões políticas do país. Mas parece que muitos líderes evangélicos estão seguindo suas próprias intuições.


Outra forma de ajuda foi mostrada pela CNN na edição especial ‘God’s Warriors’ (Agosto 2007). A repórter Christiane Amanpour entrevistou uma judia ortodoxa de nome Sandra Ostaberist que tem visitado várias igrejas evangélicas nos EUA. O propósito das visitas é angariar fundos para apoiar os judeus que se estabeleceram na faixa de Gaza. Uma das igrejas visitadas por Sandra foi a Primeira Assembléia de Deus de Melbourne, Flórida. Ali, foram arrecadados $100.000 dólares, e repassados para ela. O mais interessante é que durante sua apresentação, Sandra declarou seu antagonismo por Cristo e seus seguidores, no púlpito da mesma igreja. Na mesma entrevista, o pastor da igreja, quando interrogado pela sua motivação para abraçar a causa de Sandra, citou Gênesis 12:1-3.

Além dessas contribuições, muitos dos pastores estão aderindo a um novo estilo: ser tornarem Igrejas Messiânicas. A idéia está entrando em várias denominações evangélicas. A palavra ‘Igreja’ já não é mais usada, sendo substituída pela tão conhecida ‘Sinagoga’. ‘Pastor’, passou a ser ‘Rabino’, ‘Cristão’ passou a ser ‘crente na Bíblia’, e Jesus, é claro, tem que ser chamado no hebraico de ‘Yeshua’. Os cultos são celebrados às sextas-feiras e sábados com a presença da ‘Arca da Aliança’, a ‘Estrela de Davi’, além de outros costumes judaicos. Segundo estes ‘Rabinos’, eles aderiram a tais costumes para alcançar o povo judeu. Mas o que me chama a atenção é que tais ‘Sinagogas’ estão cheias de crentes ‘gentios’ que deixam suas igrejas locais e se agregam a estes ministérios, passando a praticar uma mistura de Judaísmo e Cristianismo, tornando-se críticos vorazes de suas ex-igrejas e lideranças, convidando os membros das mesmas a fazerem parte da nova doutrina e, é claro, transformando-se em verdadeiros ‘super crentes’ e ‘super-espirituais’.

Gostaria de salientar que particularmente não tenho nada contra ajudar judeus-russos ou etíopes a voltar para Israel. Eu mesmo já enviei ajuda para este fim. Mas quero deixar claro que os argumentos destes pastores não têm nenhum fundamento neo-testamentário. Continuo declarando que eles têm deixado a ociosidade fazer parte de seus ministérios.

Analisemos os argumentos destes líderes sob o crivo das Escrituras:

1. Ele citou Romanos 15: 27 fora do seu contexto:

O texto mencionado mais mencionado por eles é este: “Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais”. O verso mencionado está totalmente fora de contexto. Vamos conferir o que Paulo realmente escreveu na carta aos Romanos 15: 26-28 “Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos. Porque pareceu bem a Macedônia e a Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais. Assim que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à Espanha.”

a) Paulo ia para Jerusalém ministrar aos ‘santos’ – só é santo quem aceita a Jesus Cristo - I Cor. 1:2 (então, está claro que ele se referia a judeus que haviam aceitado Jesus).
b) Os gentios enviaram suas ofertas aos pobres entre os ‘santos’ que estavam em Jerusalém (cristãos judeus)

Sabemos através do livro de Atos que milhares de judeus haviam se convertido ao cristianismo e que eles estavam debaixo de acirrada perseguição pelos líderes judaizantes, por isto, as igrejas gentílicas espontaneamente (“Isto lhes pareceu bem...”) enviaram suas ofertas para ajudar os cristãos naquela cidade. Em nenhum lugar é feito menção de verbas para os judaizantes pobres, ou para os judeus helenistas voltarem para Israel, ou para ajudar os Zelotes a reconquistarem as terras das mãos dos Romanos. O dinheiro foi para os crentes em Jesus Cristo!!!

2. O mesmo apóstolo combateu práticas judaicas impostas por líderes das mesmas dentro das igrejas gentílicas

“Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?” Gal 2: 14
ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.” Gal. 5: 1-4


3. Todo crente em Jesus Cristo é descendente de Abraão

“De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.” (Gl. 3: 9-11)

“Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gal. 3: 27-29

Em outras palavras, se eu amaldiçoar um crente gentio em Jesus Cristo, estou amaldiçoando a Abraão, ou seja, Gen. 12:1-4 é extensivo à Igreja do Senhor Jesus Cristo. De acordo com os versos acima, nós somos filhos de Abraão, estamos debaixo da aliança abraãmica, porque somos de Cristo!!!

3. Segundo o próprio Jesus, para a igreja acelerar sua vinda ela deve pregar o Evangelho. Ele nunca referiu nada sobre as profecias de Ezequiel 36.

A igreja é a única responsável por acelerar a vinda de Jesus, “Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus...” (II Pe 3: 12). Isto não tem nada a ver com a escatologia de tais teólogos. Jesus só retornará depois que todas as nações receberem o evangelho, somente o evangelho, nada mais que o evangelho e, é claro, isto inclui também Israel, que aliás, foi a primeira nação a receber a mensagem.

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24: 14

4. O alerta do Mestre Jesus

Jesus alertou-nos através de sua carta à igreja gentílica de Filadélfia sobre o perigo de tais doutrinas judaizantes, contrárias ao ensino neo-testamentário com as seguintes palavras:
“Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.” (Ap. 3: 9)


Concluo este artigo afirmando que sou defensor do Estado Judeu. Creio que Deus tem um plano para a nação israelita claramente descrito no Velho e Novo Testamentos, e tenho pavor acirrado de anti-semitismo. Mas creio que a Igreja do Senhor Jesus Cristo não foi chamada para enviar fundos para os judeus ocupantes da faixa de Gaza, nem foi chamada para retirar os judeus da Rússia ou Etiópia, mas para ir às mais longínquas terras levando a boa nova da salvação para todos os povos, então virá o fim.
“Levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa.”

Vamos trabalhar Igreja! Ociosidade gera maus costumes!!!

Nenhum comentário: